quarta-feira, 8 de julho de 2009

Sistema operacional Google Chrome

Bem, agora a pouco vi essa notícia, e resolvi escrever algo sobre o que está por vir.

http://googleblog.blogspot.com/2009/07/introducing-google-chrome-os.html

Google... como começar a falar do Google?

Bem, primeiro falemos sobre o que é Google.
Pra quem entende de matemática, Google uma forma errada de se escrever Googol. É a escrita fonética do número tão conhecido. E qual é esse número?

lá vai:

1 0000000000 0000000000 0000000000 0000000000 0000000000 0000000000 0000000000 0000000000 0000000000 0000000000

ou

1,0 x 10100



Ou seja, 1 e cem zeros seguidos.

Ou clique aqui e veja

Escolheram esse número pra ilustrar a imensidão de possibílidades em se usar, inicialmente, o sistema de buscas.
Ou por que eram nerds.

Depois disso, tudo foi muito rápido.
E se você não morou no meio do mato nos ultimos anos, sabe o que hoje o google representa. Ora bolas, o Blogger é do Google!
Mas vou dar uma resumida na historinha do Goooooooooooogle.

Sergey Brin e Larry Page eram dois nerds no MIT, sem muito o que fazer, jogando video-game, fazendo calculos e tudo que nós bons nerds fazemos. Mas eles não eram apenas nerds comuns do MIT, eles tinham idéias, e nescessidades. Tentando descobrir uma nova maneira de achar pornagrafia na internet sem ser inundados por anúncios de "Aumente seu pênis" (pra que aumentar o que não se usa?) eles buscavam um sistema de buscas (heeein!) mais eficientes. E tiveram uma idéia simples, classificar os sites em mais acessados, quanto mais acessados, mais relevantes e mais "em cima" no resultado. Basicamente, os sites de buscas de antigamente mostravam em ordens predefinidas, como alfabética, data de criação e etc. Se você buscasse "Globo" por exemplo, antes do site da TV Globo, teriam vários outros, já que TV tá lá embaixo. Agora digita aí globo pra tu ver!

Esse sistema simples deu aos nerds seu primeio cheque. Depois daí, começaram a botar em prática seus planos.
Um belo dia, Sergey e Larry, ou como eram chamados antes Pinky e Cérebro, estavam em sua sala em formato de Enterprise, já entediados, quando SergAy olhou pra Larry e perguntou "O que vamos fazer hoje, Larry?" ao que este respondeu "O que fazemos todos os dias Sergey, Tentar dominar o mundo!".

E como foram agressivos! Primeiro compraram a idéia de um cara lá para adicionar propagandas sem poluir os resultados das buscas com popups. Depois passou a engolir pequenos sistemas de busca, até que em menos de 2 anos, já estava fornecendo resultados pro Yahoo!. Mas foi só questão de tempo até o Goooooooogle se soltar do Yahoo! e voar solo. Com uma interface simples e leve, em menos de 5 anos já era o site mais rentável da web. As ações do Goooooooooooooooogle já valiam mais que a moedinha numero um do Tio Patinhas, e o mundo era dos nerds.
Daí, criaram várias ferramentas, images, code search e tanta coisa que acho que ninguém usa tudo isso.

Foi quando o Google deu a primeira cutucada na MicroSoft. Criou o Gmail, o melhor provedor de e-mail gratuitos da web. Numa época onde 10MB de armazenamento era luxo, a google entrou com os dois pés na porta, dando 1GB!! E só aumenta!!
Lembro como fiquei quando consegui meu convite pro Gmail, quase 7 anos atras. depois demorou mais duas semanas pra conseguir outros dois convites, pro meu irmão e pra um amigo.
Hotmail, que era pago pra espaços acima de 50MB foi pro saco.

O próximo passo foi dificil. Se você fosse um nerd espinhento, com cara de bobo, e vestido pela mãe, não conseguiria muitos amigos certo? Então Pinky e Cerebro resolveram isso comprando e criando redes de relacionamentos. Agora todo mundo que queria ter amigos, ia ter que ser amigo através do Google. Bem, nem todo mundo, mas é questão de tempo, MySpace já faliu na América Latina.
Usando os cadastros do Gmail, que já era o maior provedor de e-mail, criaram as Google Acounts. Basicamente um login unico pra tudo que é da Gooooooooogle.

Depois, se uniram a Mozilla pra dar suporte ao Mozilla Firefox, o melhor navegador de todos, e que por incrível que pareça, faz o Internet Explorer ter função! O IE agora serve pra algo muito importante, baixar o Firefox!
Firefox vem com uma barrinha de search, direto configurada no Google, você pode fazer suas pesquisas sem nem prescisar acessar o site do Google.
De longe o melhor browser de todos os tempos, o Firefox passou o IE em todos os quesitos, daí a
emputecer a Micro(Pequeno)Soft(Mole) foi um pulo. A Pequeno e Mole já havia destruído a Netscape, e planejou a defensiva. Como fizeram? Só copiaram tudo de bom do Firefox e colocaramo no IE8. Ai ai ai...
Com o Firefox crescendo muito, mas muito mesmo, os nerds viram que ali tava o que eles prescisavam, e começaram a desenvolver um Browser.
Daí saiu o Google Chrome. Leve, muito leve, bonito, parece uma Pokébola misturada com um monte de coisa. E já chegou causando impacto. Com seu código aberto, deu mais uma cutucada na Pequeno e Mole, que sempre foi acusada de roubar os códigos dos outros. O Chrome rapidinho chegou a 30 milhões de downloads, assumindo o segundo lugar em browsers mais usados.
Aí a Pequeno e Mole ficou puta das calças, e resolver não só cutucar, mas dar uma dedada no Google, criou o Bing, Bing Is Not Google, anunciando como revolucionário e inovador. Mas não é, é bem ruim.
Digitem Copo de Caos nos dois pra ver a diferença =P

Aí o Google se emputeceu, e resolveu atacar onde dói, no sistema operacional.
Windows é o pior de todos os sistemas, mas por que é o mais usado?

1 - Microsoft tem grana pra bancar.

2 - O concorrente, Linux, é uma merda. Sim, é uma merda, os caras que desenvolve, não querem que nós, usuários comuns, o usem, é aquele tipo de fã que não quer que sua banda favorita vire mainstream. Burros.

3 - Microsoft tem grana pra bancar, nunca é demais afirmar isso.


E então, como o mercado vai reagir? Google já disse que vai abrir os códigos, ou seja, softhouses e produtoras de pcs e notebooks vão poder desenvolver softwares e plataformas já pra o Chrome. Microsoft vai levar um baque? Vai ser um fracasso?
Bom, vamo ver o que vem daí, eu sinceramente espero que o GCOS seja muito bom e muito leve, não quero mais papo com windows, ainda usaria o 98 se pudesse, o vista é bosta pura...






Amplexos, KAUS

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial